Diretoria

Ricardo Lagares
Diretor Presidente
Ricardo Lagares
Lagares é graduado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, especialista no setor Financeiro e de Projetos em Energia, Infraestrutura, Indústria, Transporte e Imobiliário, tendo atuado para Merrill Lynch, UBS, IBM, GE, GPA, Multiplan, Volkswagen, FIAT, VALE, BHP Billiton, Rio Tinto, Shell, Schlumberger, Mitsui, Mitsubishi, Posco, Sumitomo Corp., Usiminas, CSN, TyssenKrupp, AT&T, Nokia etc. Trabalha no Grupo Vale Azul, possui pós graduações em Finanças, Empreendedorismo, Comércio Exterior & Relações Internacionais, Gestão de Projetos em instituições como FGV, USP, FIA, ESPM, IBGC, além de formação internacional em MIT e Oxford, e MBA (Global MBA) no IE Business School, Espanha, sendo o 1º aluno bolsista brasileiro para este curso. Mestre em Energia pela PUC-Rio/IBP, foi presidente do Consel ho de Jo vens RJ, Vice Presidente da ACRJ e atualmente no Conselho Diretor. Participando na fundação do YABT (Young American Business Trust) no Rio de Janeiro. Conselheiro da Firjan e da AMCHAM. Voluntário de programas de formação de Jovens Empreendedores: CIEE, Shell Dialog, Junior Achievement, Junior Teen Canadá. Recebeu a medalha Pedro Ernesto, Visconde de Mauá e da University of Southern Califórnia. Participou de diversos congressos, seminários e missões comerciais, é Presidente da Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio desde 2011.

Rodrigo Vilela
Diretor Vice Presidente
Rodrigo Vilela
Vilela é graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Durante a graduação trabalhou na Empresa Júnior PUC-Rio, consultoria formada exclusivamente por alunos da universidade, tendo sido eleito presidente para o ano de 2006. Depois, iniciou sua jornada profissional na área de Relações com Investidores da Multiner, onde participou da estruturação de um private placement e também de todos os preparativos do seu IPO. Em seguida, foi convidado a liderar a área de RI da GPC Participações, holding familiar listada na Bovespa que passava por um turnaround operacional e financeiro. Lá, estruturou a área do zero e colaborou para a melhoria da governança da companhia. Na sequência, liderou por mais de 3 anos na área de RI da ENEVA, acompanhando o início da operação comercial da maior plataforma de geração térmica do país à época, assim como os desafios do exitoso plano de turnaround financeiro. Ao sair da ENEVA, juntos com executivos dessa empresa, fundou a Mercurio Partners, consultoria especializada no mercado de energia, onde comandou importantes projetos de infraestrutura no Brasil e América Latina. Desde agosto de 2019, atua como Head de RI da Light.

Heitor Barreto
Diretor Administrativo Fnanceiro
Heitor Barreto
Heitor é graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio, com especialização em projetos de estruturas, possui pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, pós-graduação em Métodos Modernos de Análise Estrutural pela UERJ e MBA PDG Exec-Senior pelo IBMEC/RJ, entre outros cursos. Participou de treinamento nos Estados Unidos sobre Dam Safety, Operation and Maintenance promovido pela American Water Foundation. Atuou em empresas de projetos de engenharia e na Light Serviços de Eletricidade S.A. por 32 anos, onde ocupou diversos cargos de gerência nas áreas de geração de energia e de novos negócios, tendo encerrado sua carreira nessa companhia como Presidente da Fundação de Seguridade Social Braslight, fundo de pensão patrocinado pela Light. Foi professor do curso de Engenharia Civil da UERJ por mais de 36 anos. Atualmente é sócio-diretor da CERNE Engenharia e Projetos Ltda., empresa especializada em projetos de estruturas.

Fernando Parente
Diretor de Parcerias e Capacitação de Recursos
Fernando Parente
Fernando é graduado em Administração pela PUC-Rio, pós-graduado em Hospitality Management pela Vancouver Premier College, no Canadá, e mestre em administração pela PUC-Rio, especialista em vendas. É sócio fundador da Downtown Recreio Participações desde 2005, empresa de gestão de imóveis. Trabalhou na Prudential do Brasil de 2009 a 2013 deixando a multinacional como Master Franqueado. Fez trabalho voluntário em diversas oportunidades incluindo o projeto de mini-empresas da ONG Junior Achievement.

Daniel Pereira
Diretor Júridico
Daniel Pereira
Daniel é graduado em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Empresarial do Trabalho, sócio do escritório Mitchell & Pereira da Costa Advogados desde 2010. Pós - Graduado em Direito da Empresa - UERJ/CEPED; Membro da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas - ACAT; Professor Colaborador do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Na advocacia, atua na área trabalhista contenciosa e consultiva em vários estados do Brasil, sendo inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro, com inscrição suplementar nas Seccionais de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. No âmbito do Direito Coletivo do Trabalho, atuou em negociações coletivas de categorias de extrema relevância, como o segmento do trabalho marítimo e off-shore, setores de tecnologia da informação e informática, energia temporária, metalurgia, terceirização de mão de obra e do turismo. Foi do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa – CAEL PUC-Rio e atua no apoio das diversas manifestações culturais cariocas, sendo fundador do Bloco de Carnaval A ROCHA DA GÁVEA, coletivo cultural formado por ex-alunos da PUC-Rio, além de integrante de ligas e associações de apoio ao carnaval, membro das baterias das escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro e São Clemente.”

Clara de Andrade
Diretora de Relações Internacionais
Clara de Andrade
Clara é graduada em Direito pela PUC-SP, mestre em administração pública pela Columbia University, e possui certificação em Desenvolvimento na Primeira Infância pela Harvard University. Trabalhou com Direito Societário no Pinheiro Guimarães Advogados (2006 - 2011) até mudar-se para Nova York, onde integrou a equipe que abriu o Columbia Global Center no Brasil. Em 2014, Clara juntou-se ao recém fundado Bloomberg Associates, consultoria filantrópica para prefeitos criada por Michael Bloomberg. No Bloomberg Associates, gerenciou projetos de planejamento estratégico, urbanismo e serviços sociais para os prefeitos das cidades de Atenas, Milão, Paris, Bogotá, Cidade do México, Rio de Janeiro, Baltimore, Nashville entre outros. No Brasil desde 2019, fundou a Civis, consultoria especializada em administração pública, pela qual gerencia projetos em cidades brasileiras e internacionais. Clara é Lemann Fellow e POY Fellow da Brazilian-American Chamber of Commerce.

Gustavo Miranda Araujo
Diretor de TI
Gustavo Miranda Araujo
Gustavo possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Engenharia de Sistemas - Informática pelo Instituto Militar de Engenharia (1993). Atualmente é coordenador de sistemas administrativos e professor de cursos de extensão da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de graduação da Universidade Estácio de Sá.

Gisela Pimenta Gadelha Dantas
Diretora de Compliance
Gisela Pimenta Gadelha Dantas
Gisela possui graduação em Direito pela PUC- R, Mestre e doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa - Área de Concentração: Direito Constitucional, Certificação CPC-A em Compliance. Executiva sênior com mais de 20 anos de experiência em Legal e Compliance. Ampla vivência em processos de Due Duligence, com sólido conhecimento na construção e implementação de Programas de Integridade e políticas a ele relacionadas. Também possui larga experiência com treinamentos de Compliance e Riscos em ambientes corporativo e fabris e em auditorias. Gerente-Geral Jurídica da Firjan

Patricia Gabrig
Diretora de Marketing
Patricia Gabrig
Patricia é mestre em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde pesquisa desinformação. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (2012) pela mesma universidade. Atualmente é analista de comunicação na Pastoral Universitária Anchieta da PUC-Rio, atuando principalmente nas áreas de mídias digitais, marketing e eventos. Gestora da Semana de Direitos Humanos, responsável pelo setor de comunicação e marketing do Convênio entre a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de pesquisa em economia política da comunicação – PUC-Rio. Coordenadora do grupo de estudos em comunicação e direitos humanos, em parceria com o Departamento de comunicação. Integrante da equipe de comunicação e marketing do Instituto Francisco, em especial no gerenciamento das redes sociais da Campanha Bom Samaritano.
Consultores

Jorge Lopes
Consultor de Produtos
Jorge Lopes
Jorge é designer especialista em tecnologias 3D. Coordena o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT) da PUC Rio, por onde desenvolve trabalhos que envolvem tendências em áreas como medicina, arquitetura, paleontologia, entre outras. É PhD em Design Products pelo Royal College of Art de Londres, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Pós Doc em Tecnologias 3D para museus pelo Museu Nacional e Pós Doc em Engenharia de Manufatura e Tecnologia na Deakin University Austrália, por meio da Endeavour Research Leadership Award. É Tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pesquisador colaborador do Museu Nacional e do Museu do Amanhã. Sua trajetória concilia Design com áreas diversas da ciência, reforçando a importância do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.

Marcos Rego
Consultor de Projetos
Marcos Rego
Marcos é encarregado da Divisão de Processamento de Sinais de Sistemas de Guerra Eletrônica. É professor do Mestrado Executivo da EBAPE/FGV, coordenador acadêmico e professor do MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG/PUC-Rio.

Gustavo Moreira
Consultor de TI
Gustavo Moreira
Gustavo é Doutor e Mestre em Informática pela PUC-Rio na área de Computação Gráfica. É Professor Agregado do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio desde 2012. Pesquisador do laboratório VisionLab (Depto. Informática - PUC-Rio) na área de processamento de imagens, visando o reconhecimento de objetos em tempo real. Tem como Computação Gráfica e Inteligência Artificial suas áreas de maior interesse para pesquisa.

Fernando Jefferson
Consultor de Inteligência Corporativa
Fernando Jefferson
Fernando cursou Engenharia Eletrônica, Mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing pela PUC-Rio e MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Recebeu o prêmio "FGV de Excelência" e foi convidado para ser professor do MBA de Gerência de Projetos. Empreendedor, criou startup tecnológica que iniciou a indústria brasileira de redes locais, tendo criado duas das mais importantes empresas do setor na época: Eden Sistemas e Talk Integração (joint venture com a IBM). Foi diretor da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, onde coordenou o Comitê de Médias e Pequenas Empresas e da RedePetroBrasil, entidade que agregava as atividades de mais de 1700 empresas da cadeia do petróleo, gás e energia, por meio de 14 entidades regionais (RedePetros). É mentor do programa GSoC - Google Summer of Code e criou sistemas para gestão empresarial e para o trabalho cooperativo. Atualmente é professor do CCE-PUC-Rio, onde coordena o curso "Tecnologias para o Século 21 e Adiante", bem como o desenvolvimento de sistemas nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Assistentes Digitais e Processamento/Entendimento de Linguagens Naturais.

Camila Asenjo
Consultora de RH
Camila Asenjo
Camila é graduada em Psicologia pela PUC-Rio. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, curso de extensão em Recursos Humanos pela Ross School of Business pela Michigan University e formação em coaching executivo. Camila tem 20 anos de experiência em Recursos Humanos em diferentes empresas e segmentos. Iniciou sua carreira na Icatu Seguros, com passagem pelo BTG Pactual, atuou também na Andrade Gutierrez e na seguradora italiana Generali Seguros. Atualmente é Diretora de Recursos Humanos novamente na Icatu Seguros.

Pe. Waldecir Gonzaga
Consultor de Voluntariado
Pe. Waldecir Gonzaga
Pe. Waldecir possui doutorado em Teologia Biblica pela Pontificia Università Gregoriana (2006), com Tese sobre a «A VERDADE DO EVANGELHO» (GL 2,5.14) E A AUTORIDADE NA IGREJA. Gl 2,1-21 na exegese do Vaticano II até os nossos dias. História, balanço e novas perspectivas", com texto integralmente publicado na Itália e no Brasil. Como formação acadêmica possui Graduação em Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP), Graduação em Teologia (PUC-Rio), Licenciatura Plena em Filosofia (FACITOL/PR), Mestrado e Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontificia Università Gregoriana di Roma, Itália. Possui Pós-Doutorado na FAJE/BH (2016-2017), com pesquisa sobre o Canon Bíblico: AT e NT, tendo enfoque nas Listas dos Catálogos Bíblicos antigos e contemporâneos, especialmente no Corpus Paulinum e no Corpus Catholicum. Atual Diretor do Depto. Teologia da PUC-Rio

Luiz Torres
Consultor Administrativo-Financeiro
Luiz Torres
Luiz possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Assessor de Planejamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pesquisador do Instituto Tecgraf/PUC-Rio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor Agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenador Administrativo do Instituto Tecgraf / PUC-Rio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos.