Programa de bolsas de estudos

Ajude a transformar permanentemente a vida de um estudante em condição de vulnerabilidade e promover a inclusão social e a diversidade no Campus.

Programa de bolsas de estudos

Programa de bolsas de estudos

Ajude a transformar permanentemente a vida de um estudante em condição de vulnerabilidade e promover a inclusão social e a diversidade no Campus.

Bolsas de estudo Socioeconômicas

As bolsas de estudo filantrópicas são concedidas segundo critérios socioeconômicos a partir da análise documental: renda, despesa, patrimônio e vulnerabilidades sociais do grupo familiar do candidato.

As bolsas tipo Filantrópicas serão integrais (100%) ou parciais (50%), assistência aos alunos, de primeira graduação, cuja renda mensal familiar per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três recompensados ​​(bolsas de 50%).

A estimativa do custo de um curso de graduação é R $ 300.000,00. Apoie o programa de bolsas e faça a parte desta transformação!

Doe

Voce está sendo redirecionado para o nosso ambiente seguro de pagamento

Ok
Imagem

processo de seleção

1ª FASE

A equipa técnica de serviço social avalia a Votos do candidato e emite um parecer social.

2ª FASE

Após a qualificação do candidato, a equipe técnica de serviço social e um ou mais representantes do Endowment vão entrevistar os candidatos, analisando não só a área acadêmica e social, mas também valores como liderança, inovação e a disponibilidade de contribuir para a missão do Endowment após a formatura. No término deste processo serão selecionados os estudantes que receberão uma bolsa de estudo.

Normas para manutenção da bolsa

O aluno deve apresentar aproveitamento acadêmico em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas durante o período letivo, sendo que cancelamento de disciplina, sem alteração de carnê, conta como não aproveitamento.
Quando o bolsista não atinge o aproveitamento acadêmico necessário, uma Coordenação de Bolsas pode analisar como justificativas ao longo do semestre pelo estudante e autorizar, por até duas vezes, a continuidade da bolsa, mediante assinatura de termo de compromisso. Independentemente do resultado da avaliação da justificativa, o aluno pode ter o ônus do pagamento integral de pelo menos uma mensalidade.

programa de bolsas na PUC-Rio

Dez/20

Grafico
Grafico

Doadores

Depoimento de bolsistas

Depoimento

Alan de Loiola Alves (SER/2005)

“A graduação em Serviço Social na PUC-RJ mudou minha trajetória de vida através da transformação da minha realidade social, do acesso ao mundo acadêmico, intelectual e o planeta. Ela fez, e ainda faz, eu acreditar em educação, acesso, direitos sociais, transformação social e possibilidade de outro modelo societário”.

Depoimento

Welida José Barbosa (Design/2010)

“Fui aluna bolsista PROUNI na PUC-RIO durante os anos de 2005 a 2010. Durante esse período recebi apoio do projeto FESP de diversas maneiras: desde a alimentação, transporte, material didático até auxílio moradia num momento difícil que passei. Mas o maior apoio de todos, sem dúvida, foi saber que eu não estava sozinha naquela luta. Junto comigo havia muita gente torcendo e trabalhando para o meu sucesso. Jamais esquecerei de tudo o que fizeram por mim. Gratidão!”

Depoimento

Carlos Bruno de A. Mendonça (PSI/2005)

“A importância da Bolsa que eu recebi da PUC foi o divisor de águas para conquistar uma vida com dignidade e valor diante da vida”

Depoimento

Cintia Cristina Barbosa de Freitas Costa (PSI/ 2004)

"GRATIDÃO é a palavra que define para sempre minha vida, por aqueles que me proporcionaram uma bolsa de estudos na PUC-RIO. Minha grande escola PUC-RIO, me ensinou que devo Lutar todos os dias para ser uma pessoa melhor para mim e para os outros."

Depoimento

Marcio de Souza (SER/ 2005)

“Esqueça você é pobre!” Foi a frase que ouvi de minha mãe, ainda na adolescência, quando disse que um dia eu iria fazer faculdade. Tive 10 irmãos e nenhum deles terminou o Ensino Médio, seja porque tiveram que parar de estudar para trabalhar, seja porque constituíram família cedo. No entanto, cresci com este sonho, afinal de contas: “sonhar não custa nada”! Se não fosse o Programa de Bolsas e todo apoio estudantil da PUC-Rio, não teria conseguido me formar em Serviço Social e ter prosseguido nos estudos. Hoje sou bacharel, mestre e doutor em Serviço Social. E contrariando o pensamento de minha saudosa mãe, posso dizer com muito orgulho que: “pobre pode sim, fazer faculdade!”

Depoimento

Wallace Martins Messias de Oliveira (LET/2005)

"Há momentos na vida que definimos por grandes vitórias e certamente a minha formatura está entre eles. Foi uma conquista enorme que tomou proporções ainda maiores graças ao Programa de Bolsas da PUC Rio e seu papel para este acontecimento. Meu eterno agradecimento, pois sei como foi importante para este marco na minha vida deixar de ser apenas um sonho e se tornar realidade. Hoje, multiplico arte e cultura inspirando a criação de políticas públicas em um cenário mundial que amedronta os fracos de esperança."

Depoimento

Raphael Oliveira da Silva (COM/2013)

“Sou filho caçula e o primeiro a conseguir um diploma de graduação na minha família. Graças ao programa de bolsas da PUC-Rio, pude estudar numa universidade de ponta e referência na minha área de atuação, o que foi fundamental para eu entrar no mercado de trabalho. Me esforcei muito durante o curso para poder me destacar entre tantos colegas que já tinham uma bagagem educacional bem mais robusta que a minha. Fiz grandes amigos. Alguns deles, inclusive, professores, com os quais tenho contato até hoje. A isenção da mensalidade tornou possível a conquista do sonho de ter um diploma e da minha ascensão socioeconômica. Atualmente, sou Gerente de E-commerce numa multinacional e consigo ajudar meus pais financeiramente. Num país tão desigual como o Brasil, é urgente valorizar jovens empenhados em aprender, mas que não têm recursos financeiros para isso”.