Conselho de Administração

Conselho de Administração

               

Conselho

Alessandro Horta

Alessandro Horta

Alessandro Horta

Alessandro Horta

Alessandro é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, CEO, sócio fundador, membro do Conselho de Administração e do Comitê Estratégico da Vinci Partners, uma das maiores gestoras de recursos do Brasil com mais de R$ 30 bilhões sob gestão. Foi Vice-Presidente do Banco UBS Pactual e diretor da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos, entre 2006 e 2009. No Banco Pactual, foi sócio-diretor e COO e chefiou, também, a área de Investimentos de Longo Prazo entre 2001 e 2006. Foi sócio do Banco Icatu, entre 1998 e 2001.

Andréa Brito (ECO/98)

Andréa Brito (ECO/98)

Andréa Brito (ECO/98)

Andréa Brito (ECO/98)

Andrea é graduada em Economia pela PUC-Rio, sócia fundadora da Grou Capital e diretora de Risco e Compliance, área em que atuou por 11 anos na GP/BRZ Investimentos. Trabalhou com modelos de asset allocation na Ney Brito & Associados, foi responsável pela área técnica e contato com clientes institucionais no Credit Suisse Asset Management e iniciou sua carreira na BarraConsult (atual MSCI). Mestre em Economia pela FGV-RJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e certificação FRM - Financial Risk Manager. Andrea elaborou a Política de Investimentos inicial do Endowment PUC-Rio.

Carlos Augusto Junqueira (DIR/2001)

Carlos Augusto Junqueira (DIR/2001)

Carlos Augusto Junqueira (DIR/2001)

Carlos Augusto Junqueira (DIR/2001)

Carlos Augusto (Guto) é graduado em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Societário, Ofertas Públicas, Regulação da Comissão de Valores Mobiliários e Governança Corporativa, sócio de Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados desde 2010, onde recém formado ingressou em 2001. Certificado em cursos da Harvard Law e da Harvard Extension School, conduziu durante 10 anos o Laboratório de Assessoria Jurídica ao Mercado de Capitais do Núcleo de Prática Jurídica da Escola de Direito Rio da Fundação Getulio Vargas. É ou foi membro de: conselho de administração de companhia fechada e aberta, conselho fiscal, comitê estatutário de governança, de listagem da B3. Voluntário em iniciativas como membro de conselho consultivo, associado, diretor e fundador de associações sem fins lucrativos. Foi do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa – CAEL PUC-Rio e do Conselho Universitário da PUC-Rio, em 2001, pelo corpo discente do Centro de Ciências Sociais. Responsável pela adaptação 2019 da AAA PUC-Rio, fundada em 1951, como Organização Gestora do Fundo Patrimonial, está presidente do Conselho de Administração do ENDOWMENT PUC-Rio AAA, cuja administração é formada por 17 conselheiros e oito diretores, 22 graduados pela PUC-Rio.

Denise Porto Hruby (ADM/2000)

Denise Porto Hruby (ADM/2000)

Denise Porto Hruby (ADM/2000)

Denise Porto Hruby (ADM/2000)

Denise é graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Diplomada em Merchandise Marketing pela FIDM - Fashion Institute of Design & Merchandising - e em Fashion Merchandise Management pela FIT - Fashion Institute of Technology. Atualmente, é CEO da Blinks - agência de mídia digital do maior grupo de publicidade do mundo, a WPP. Antes disso, trabalhou na Google, tanto na sede do Brasil como na matriz nos EUA onde, dentre outras, liderou o time do orkut. Passou por algumas empresas multinacionais como ExxonMobil e PWC. Morou 9 anos nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de estudar e trabalhar.

Florian Bartunek (ADM/90)

Florian Bartunek (ADM/90)

Florian Bartunek (ADM/90)

Florian Bartunek (ADM/90)

Florian é graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Florian é sócio fundador e gestor da Constellation. Florian iniciou as atividades da Constellation em 1998 através da Utor Investimentos, um veículo proprietário criado para gerir recursos dos ex-controladores do Banco Garantia. Antes de fundar a Constellation, foi sócio do Banco Pactual, onde foi chefe de research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfolios de ações do Banco. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio (1990). Florian se graduou do programa Harvard Business School-YPO (2010 – 2018), completou o curso de Value Investing de Bruce Greenwald na Columbia University (2013), o Executive Program na Singularity University (2015) e o Behavioral Finance Program na Harvard Kennedy School (2016). Foi professor do curso de Value Investing no IBMEC-SP (atual Insper), presidente do Capitulo Paulista do YPO (Young Presidents Organization) e diretor internacional da ANBID. Florian é vice-presidente do ProA (www.proa.org.br), uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional no Brasil e participa/ participou do Conselho da Fundação Lemann, do Museu de Arte de São Paulo - MASP, da Laspau, da Fundação Estudar, da Somos Educação, da Bolsa - B3 e da Revista Nova Escola.

José Marcos Treiger (CIV/73)

José Marcos Treiger (CIV/73)

José Marcos Treiger (CIV/73)

José Marcos Treiger (CIV/73)

Treiger é graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio, pós-graduado na Siemens AG (KWU), em Erlangen, República da Alemanha, e na Universidade de Michigan, Ann Arbor, nos Estados Unidos. Foi Gerente Geral de Relações com Investidores da Aracruz Celulose (primeira empresa brasileira listada na NYSE); diretor de RI da Braskem, da CSN e da Multiner, gestor de RI nas listagens da CSN e da Braskem, em Nova Iorque (NYSE) e em Madrid (Latibex). Um dos pioneiros na atividade de RI no Brasil, foi eleito o melhor profissional de RI em 1999 e 2000 pela ABAMEC Rio e Minas Gerais, respectivamente. Autor do livro “Relações com Investidores: A arte de se comunicar com o mercado e de atrair investidores”, e um dos coordenadores dos livros “BRASIL S/A” e “BRAZIL M&A”, produzidos pela DONNELLEY Financial Solutions - Brasil.

Armínio Fraga (ECO/79)

Armínio Fraga (ECO/79)

Armínio Fraga (ECO/79)

Armínio Fraga (ECO/79)

Armínio é graduado em Economia pela PUC-Rio, foi presidente do Banco Central do Brasil de 1999 a 2003, também Diretor de Operações Internacionais. Sócio-fundador, head dos Comitês de Investimento de Private Equity e de fundos Multimercado, do Comitê Executivo e do Comitê de Remuneração do Gávea Investimentos, gestora de recursos com R$ 12,5 bilhões sob gestão. Professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, da Universidade de Columbia, em Nova York, da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, do Departamento de Finanças da WhartonSchool, da Universidade da Pennsylvania. Trabalhou nas instituições financeiras Garantia, Salomon Brothers e Unibanco. Foi presidente do conselho de administração da BM&FBovespa, atual B3. Mestre em Economia pela PUC-Rio, Doutor em Economia pela Universidade de Princeton, da qual foi membro do Board of Trustees até 2019, universidade com maior endowment per capita do mundo, superior a três milhões de dólares norte-americanos por aluno. Conselheiros de administração de multinacionais do Brasil.

Leonardo Lima Gomes (PROD/98)

Leonardo Lima Gomes (PROD/98)

Leonardo Lima Gomes (PROD/98)

Leonardo Lima Gomes (PROD/98)

Leonardo é graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio. Professor Adjunto da área de Finanças do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do seu Programa de Pós-Graduação desde 2008. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998) e Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995). Atua no ensino, pesquisa e desenvolvimento em Finanças, com ênfase nas áreas de Finanças da Energia e Finanças Digitais. Atuou como conselheiro estatutário de administração na Lorenge SA e trabalhou como executivo e consultor em empresas como IBM, Eletrobrás, Neoenergia, Diferencial e Queiroz Galvão Energia.

Marcelo Mesquita (ECO/91)

Marcelo Mesquita (ECO/91)

Marcelo Mesquita (ECO/91)

Marcelo Mesquita (ECO/91)

Marcelo é graduado em Economia pela PUC-Rio. É sócio-fundador e co-gestor dos fundos de investimento da Leblon Equities desde 2008. Antes disso foi estrategista e diretor de pesquisa do Banco UBS Pactual (1998 a 2008), e analista de ações no Banco Garantia (1991 a 1998). Marcelo tem diplomas de Economia (PUC-RJ), Estudos Franceses (Nancy 2) e OPM (Harvard Business School). Faz parte do Conselho de Administração da Petrobras desde 2016 (eleito pelos acionistas minoritários) e da Tamboro Educacional. Entre 2000 e 2006 foi eleito pela Revista Institutional Investor como um dos melhores analistas do Brasil.

Marcelo Fernandez Trindade (DIR/87)

Marcelo Fernandez Trindade (DIR/87)

Marcelo Fernandez Trindade (DIR/87)

Marcelo Fernandez Trindade (DIR/87)

Marcelo é graduado em Direito pela PUC-Rio, presidente da Comissão de Valores Mobiliários – CVM entre 2004 e 2007, Diretor da CVM entre 2000 e 2002, Professor de Direito da PUC-Rio desde 1993. Foi Vice-presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa, e conselheiro de administração de outras companhias abertas. Publicou diversos artigos de doutrina jurídica, em livros e periódicos. Foi candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro em 2018 e é sócio fundador de Trindade Sociedade de Advogados.

Ricardo Lagares Henriques (PROD/97)

Ricardo Lagares Henriques (PROD/97)

Ricardo Lagares Henriques (PROD/97)

Ricardo Lagares Henriques (PROD/97)

Lagares é graduado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. É especialista no setor Financeiro e de Projetos em Energia, Infraestrutura, Indústria, Transporte e Imobiliário, tendo atuado para Merrill Lynch, UBS, IBM, GE, GPA, Multiplan, Volkswagen, FIAT, VALE, BHP Billiton, Rio Tinto, Shell, Schlumberger, Mitsui, Mitsubishi, Posco, Sumitomo Corp., Usiminas, CSN, TyssenKrupp, AT&T, Nokia etc. Sócio no Grupo Vale Azul, possui pós graduações em Finanças, Empreendedorismo, Comércio Exterior & Relações Internacionais, Gestão de Projetos em instituições como FGV, USP, FIA, ESPM, IBGC, além de formação internacional em MIT e Oxford, e MBA (Global MBA) no IE Business School, Espanha, sendo o 1º aluno bolsista brasileiro para este curso. Mestre em Energia pela PUC-Rio/IBP, foi presidente do Conselho de Jovens RJ, Vice Presidente da ACRJ e atualmen te no Co nselho Diretor. Participando na fundação do YABT (Young American Business Trust) no Rio de Janeiro. Conselheiro da Firjan e da AMCHAM. Voluntário de programas de formação de Jovens Empreendedores: CIEE, Shell Dialog, Junior Achievement, Junior Teen Canadá. Recebeu a medalha Pedro Ernesto, Visconde de Mauá e da University of Southern Califórnia. Participou de diversos congressos, seminários e missões comerciais, é Presidente da Associação de Antigos Alunos da PUC Rio desde 2011 e CEO do Endowment da PUC RIO.

Rogerio Pessoa Albuquerque (ECO/90)

Rogerio Pessoa Albuquerque (ECO/90)

Rogerio Pessoa Albuquerque (ECO/90)

Rogerio Pessoa Albuquerque (ECO/90)

Rogério é graduado em Economia pela PUC-Rio. É head da área de Wealth Management do Banco BTG Pactual, no qual ingressou em 1998 e tornou-se sócio em 2004. Em 2019, o BTG Pactual foi considerado o “Investment Bank of the Year - Brazil”, “Investment Bank of the Year – LATAM” e “Wealth Management Bank of the Year”, segundo a LatinFinance, possuindo mais de R$ 250 bilhões em ativos sob gestão, e quase R$ 160 bilhões em ativos totais sob gestão na área de Wealth Management. Mais de 20% dos sócios dessa instituição são graduados pela PUC-Rio.

Pedro Malan (ELE/65)

Pedro Malan (ELE/65)

Pedro Malan (ELE/65)

Pedro Malan (ELE/65)

Malan é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e PhD em Economia pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Ministro da Fazenda (1995-2002) e Presidente do Banco Central do Brasil (1993-1994). Consultor Especial e Negociador-Chefe para Assuntos da Dívida Externa - Ministério da Fazenda no período de 1991 a 1993, Diretor Executivo junto ao Banco Mundial no período de 1986 a 1990 e de 1992 a 1993, Diretor Executivo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento no período de 1990 a 1992, ingressou no Ministério do Planejamento em 1966. Foi membro de Pesquisa Sênior do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Diretor do Centro de Empresas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Diretor do Departamento de Economia Internacional e Assuntos Sociais da ONU em Nova Iorque. Foi presidente do Conselho de Administração do Unibanco, e presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco. É vice presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco. Malan é membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio – CONDES.

Rogerio Xavier (ADM/91)

Rogerio Xavier (ADM/91)

Rogerio Xavier (ADM/91)

Rogerio Xavier (ADM/91)

Xavier é graduado em Administração pela PUC-Rio, CEO e um dos sócios-fundadores da SPX Capital, uma das principais gestoras independentes do Brasil, com mais de R$ 40 bilhões em ativos sob gestão. Xavier começou carreira no Banco de Investimentos Garantia, dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, atuando depois por 21 anos no Banco BBM, atual joint venture Banco BOCOM BBM, sendo dez anos como diretor responsável pela tesouraria da instituição. Na SPX Capital, Xavier atua como coordenador do comitê executivo e é também o diretor responsável pela área de juros do grupo.

Luiz Muniz (CIV/85)

Luiz Muniz (CIV/85)

Luiz Muniz (CIV/85)

Luiz Muniz (CIV/85)

Luiz é graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio, sócio global e responsável pelo escritório do Rothschild & Co no Brasil e na América Latina. Luiz possui mais de 30 anos de experiência em fusões e aquisições, captação de recursos, assessoria estratégica e privatizações. Antes de se juntar ao Rothschild & Co em 2003, trabalhou no CSFB Garantia por oito anos e no Salomon Brothers em Nova York por quatro anos. Luiz tem também um MBA com Honras da Universidade de Chicago.

Vinicius Albernaz (ECO/91)

Vinicius Albernaz (ECO/91)

Vinicius Albernaz (ECO/91)

Vinicius Albernaz (ECO/91)

Vinicius é graduado em Economia pela PUC-Rio, CEO da Bradesco Seguros S.A., maior seguradora do Brasil. Começou como trainee no Banco Icatu S.A. em 1990, onde chegou a sócio responsável pela Tesouraria Internacional. Entre 2003 e 2006 foi Diretor do Credit Suisse na área de Wealth Management e Portfólio Manager na GP Asset Management. Em 2007, ingressou na Tesouraria do Banco Bradesco BBI como Superintendente responsável pela mesa de trading internacional e comercial Private Banking. A partir de 2008 atuou como Superintendente Executivo e Diretor de Tesouraria do Banco Bradesco, responsável pelas mesas comerciais e de produtos. Em 2013 foi transferido para a Bradesco Seguros, onde atuou como Diretor Financeiro até 2016, quando foi eleito Diretor Superintendente da BRAM - Bradesco Asset Management, Gestora de Fundos de Investimento do Banco Bradesco. Em março de 2018 tornou-se presidente da Bradesco Seguros.

Sérgio Bruni

Sérgio Bruni

Sérgio Bruni

Sérgio Bruni

Bruni é Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, desde outubro de 2011, graduado em Economia, professor universitário e escritor, tendo publicado 23 livros. Exerce a função de Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde março de 2018, conforme Decreto do Presidente da República. Pós-graduado em Administração Pública pelo Instituto Internacional de Administração Pública de Paris- IIAP, pela Fundação Getúlio Vargas- FGV, e em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra- ESG. Foi Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Sênior, Supervisor do Programa do Trópico Úmido e Vice-Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, todos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. Diretor do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal-IBDF e Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Ministério do Meio Ambiente. Conselheiro do Conselho Municipal de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Superintendente da Fundação Getúlio Vargas, da Fundação Centro de Formação do Servidor Público- FUNCEP, bem como da Academia Brasileira de Ciências. Subsecretário do Ministério da Educação- MEC, Secretário de Educação e Cultura de Roraima, exercendo, por diversas vezes, a função de Governador daquela unidade federada. Professor da área de ciência e tecnologia da Escola Superior de Guerra- ESG e Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Membro de Conselho de Administração de empresas públicas e privadas, possuindo diversas condecorações, em destaque a de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

               

Suplentes do Conselho de Administração

Marília Lorena (DIR/2007)

Marília Lorena (DIR/2007)

Marília Lorena (DIR/2007)

Marília Lorena (DIR/2007)

Marilia Lorena é graduada em Direito pela PUC-Rio, possui pós gradução em Direito Empresarial com ênfase em Direito Bancário e Direito Tributário pela FGV e LLM em Financial Services Law – Asset Management pela NY Law School (NY). Atualmente Marilia é sócia da SPX Capital, uma das principais gestoras independentes do Brasil, com mais de R$ 40 bilhões em ativos sob gestão. Marilia inicicou sua carreira na área jurídica do BNY Mellon. Exerceu a função de advogada estrangeira na corretora norte-americana Newedge USA, LLC em NY. Ao retornar ao Brasil, integrou o time do escritório Cepeda Advogados assessorando gestores brasileiros com estruturas offshore. Atuou por 5 anos como gerente de Compliance e controles internos da JGP Gestão de Recursos. Na SPX Capital, Marilia é a gerente de Legal & Compliance do grupo.

Nina Pantoja (DIR/2020)

Nina Pantoja (DIR/2020)

Nina Pantoja (DIR/2020)

Nina Pantoja (DIR/2020)

Nina Pantoja é graduanda em Direito pela PUC-Rio. Atualmente trabalha no Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados.