Associação de Antigos Alunos, 70 anos/Novos Desafios

Imagem em destaque

Abrindo como comemorações dos 70 anos da Associação de Antigos Alunos da PUC-RIO, na primeira Webinar conversa com Café recebemos o nosso presidente Ricardo Lagares e o Reitor, Pe. Josafá C. Siqueira, SJ para dialogarem sobre os novos desafios para a AAA / Endowment. A mediação da conversa foi feita pelo professor Gustavo Robichez, Coordenador Central de EAD da PUC-Rio.

O Reitor abre o bate-papo destacando essa cultura de pertencimento como sendo um dos pilares que sustentam a universidade. Os alunos carregam esse sentimento de ser PUC para o resto da vida, levam com carinho tudo aquilo que viveram dentro do campus. Ele destaca o papel de inclusão para que todos, independente de classe social, se sintam parte da universidade e a importância das pesquisas:

A inclusão que a PUC promove, trazendo alunos de baixa renda para dentro, e também como pesquisas que são fundamentais para a universidade. Somos uma universidade de pesquisas, por ter uma forte pós-graduação, mais da metade da renda vem delas.

Esse sentimento de pertencimento é um dos pilares para que se crie um Endowment. Ricardo Lagares ressaltou que os americanos chamam de “Love Branding” que é o amor pela marca. A maioria das pessoas que já passaram pela PUC cultivam esse carinho e amor pela instituição.

Doação

Segundo a lei que foi regulamentada recentemente, a Fundação PUC-Rio é pioneira em ter um fundo ,. No Brasil já existiam alguns de engenharia, por exemplo, mas somos os primeiros de uma universidade inteira. “Então esse pioneirismo todo é importante para que outras universidades também façam essa trajetória, para que a sociedade também veja a importância de todos contribuírem para o futuro da sociedade como um todo,” afirma Lagares.

O Endowment foi aprovado no dia 12 de dezembro de 2019 e logo depois veio a pandemia do novo coronavírus, então as reuniões sempre foram virtuais. E nesse momento difícil que vivemos, não faltaram contagens de solidariedade e até gratidão, dois pilares dessa iniciativa.

“O Endowment tem uma ligação muito grande com a gratidão de pessoas que tiveram a oportunidade de ter o conhecimento e estudo poder retribuir para os próximos que viram, para as próximas gerações. São os pilares fundamentais da Associação e do Endwoment, ”comenta o presidente da AAA.

Em comemoração dos 70 anos da Associação de Antigos da PUC, algumas novidades lançadas, como: lançamento da nossa nova marca, as redes sociais e o site novo, através do qual as pessoas que fazem doações para as bolsas, que é o nosso principal objetivo .